quinta-feira, 4 de junho de 2009

Voluntários combatem problemas sociais na Vila Joaniza

Em uma cidade onde os índices de violência e desamparo social são alarmantes, algumas atividades de cunho social ganham bastante destaque, conforme a população toma em suas mãos a responsabilidade de servir as necessidades sociais, que o governo negligencia.


No bairro da Vila Joaniza, uma região particularmente carente da Zona Sul de São Paulo, esse amparo é desempenhado, há 18 anos, pelo Grupo Hilarion.


O Grupo, que é uma iniciativa de um centro espírita, angaria recursos financeiros e conta com a participação voluntária para realizar trabalhos em prol da população mais necessitada que reside no bairro. Uma pequena casa da Pedro Rodrigues Beja, Nº 55 serve de sede para que as atividades sejam desenvolvidas.


Para conseguir manter suas atividades, o Hilarion promove um bazar permanente, que além de gerar fundos, proporciona aos moradores a possibilidade de comprar roupas, brinquedos e calçados, por preços muito abaixo do mercado convencional. Para se ter ideia, os consumidores podem adquirir uma calça jeans, por exemplo, por apenas R$ 2,00.


O bazar é mantido por voluntários que além de fazerem doações, dedicam parte de seu tempo livre para tornarem-se auxiliares nas vendas. “Um espaço livre, disponibilizado pelo centro, é utilizado para que o bazar possa se manter funcionando, mas isso não seria o suficiente se não pudéssemos contar com o apoio de voluntários”, comenta, Sandra, a coordenadora do Grupo.


Além do bazar, o Hilarion realiza a distribuição de cestas básicas completas para algumas famílias da comunidade. Porém, para isto é necessário estar previamente cadastrado. O Grupo também promove outras atividades, como cursos de computação, que são a principal atração do centro, e o programa de alfabetização para adultos. “Existem duas turmas no curso de informática, ele é, certamente, o mais procurado, contudo, ainda não temos estrutura para atender a toda essa demanda”, lamenta Sandra Leite, professora do curso.


A grande procura pelos cursos na área da informática está diretamente relacionada à carência de conhecimento, que se torna evidente, quando esta camada da sociedade está à procura de colocação no mercado de trabalho. “Hoje em dia, se você não sabe mexer no computador, as coisas tornam-se ainda mais difíceis” afirma Sandra.


A alfabetização de adultos, curso bastante popular e procurado no Grupo Hilarion, já beneficiou dezenas de pessoas moradoras da região. “Com a capacidade de ler e escrever, elas tem chances maiores de conseguir um emprego melhor e, portanto, maiores condições de sustentar suas famílias.” Reafirmou Sandra, que é uma das mais ativas colaboradoras do projeto educacional do grupo Hilarion.


Os benefícios digitais e educacionais não são os únicos aspectos positivos que o Grupo trouxe para a região. A diminuição da violência foi mais um deles. Ernesto Pereira, voluntário, afirma que quando existe fé e educação a tendência é que todos os outros aspectos da comunidade fiquem em harmonia.


Contudo, a fundação não tem apenas olhos para os adultos. Existem diversos programas para ajudar crianças que vivem em lares que enfrentam dificuldades financeiras, incluindo a doação de presentes em épocas festivas, como o Natal e o Dia das Crianças. Nestas datas, voluntários compram presentes que são distribuídos às crianças da região, e para que ninguém seja excluído devido à ausência de recursos financeiros.


No entanto, como não poderia deixar de ser, o Hilarion enfrenta algumas dificuldades. O espaço de suas instalações é pequeno e, como o Grupo recebe cada vez mais pessoas, existe a necessidade da ampliação da casa, o que ainda não foi feito por falta de capital, assim como afirma Eduardo Silveira Pinto. “O nosso sonho é comprar a casa ao lado pra ampliar o espaço, mas, infelizmente isso ainda não foi possível”.


Além do fator espaço, existe também a questão da limitação tecnológica. Os aparelhos e ferramentas que deveriam dar suporte técnico aos cursos ministrados são ultrapassados e, portanto, precisam de reparos ou substituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário